03
mar-2015

Oxford, seus encantos e suas bizarras tradições.

Buço da propaganda de um turismo noturno fantasma.

Buço da propaganda de um turismo noturno fantasma.


Curiosidades de Oxford

Bom. Já gostaria de começar esta matéria respondendo a uma pergunta que todas as pessoas fazem quando chegam a Oxford: Onde fica a Universidade?

  • A resposta é muito simples! Ela não fica em um único local e sim dividida entre 38 prédios, que ficam em diferentes partes da linda, grotesca e pitoresca cidade.
    Facilmente você poderá encontra-se em locais familiares devido as séries de TV, filmes, documentários, etc.
  • Toda Faculdade contém sua própria Igreja.
  • Hitler um dia pensou em conquistar a Inglaterra e havia escolhido Oxford como a Capital. Sendo assim Oxford não foi bombardeada.
  • Quando estiver passeando pelas faculdades, tenha certeza de que você verá os Gargoyles (esculturas grotescas que não expelem água das calhas cravadas nas paredes e pedras.) São rostos de pessoas, animais e algumas pessoas por inteiro. Existem alguns até mesmo colocando o dedo no nariz, indo para o banheiro, etc.
  • Albert Einstein lecionou em Oxford em 1931, adicionando detalhes de sua teoria da relatividade. Ainda pode ser visto o quadro negro onde as 5 (cinco) linhas escritas por ele mesmo estão expostas no Museu de História e Ciências. O museu é gratuito e fica aberto de terças a Domingo. Infelizmente eu estava la na segunda feira e não tive a oportunidade de visitar-lo. Mas em breve voltarei!
  • O nome Oxford é de origem antiga ” Oxenforda” que literalmente significa cruzamento de vacas. Ford: Cruzamento raso de rios
    Oxen: Vacas
    Pois assim as vacas cruzavam os rios de águas rasas.
  • Bullingdon Club: Aqui está uma enorme “equisitisse” de Oxford! Este clube é exclusivo porém não oficial Clube para homens extremamente ricos, de família com ótimas referencias e  que reúnem-se para jantares, banquetes,etc. Para  ser membro deste clube, o jovem rapaz tem que ter apenas dois critérios:
    1) Ser de uma família Britânica super tradicional com antepassados importantes, tais como: cavalheiros, Primeiro Ministros,etc;
    2) Ser absurdamente Rico!
    Daí o membro escolhido somente ficará sabendo que foi eleito a ser um novo membro, quando subitamente chega a seu dormitório no colégio e depara-se com seu quarto completamente destruído, suas roupas todas rasgadas, seus trabalhos escolares destruídos, guarda roupas quebrado e um Jovem Rapaz muito estranho em pé bem ao meio do quarto, segurando uma lata de…… Collman’s Powdered Mustard (Mostrada Inglesa em Pó). Sendo assim, aluno membro selecionado deverá comer, colher por colher bem cheia até terminar toda a Mostarda. Somente quando tudo esta terminado, fica oficializado o novo membro do Bullingdon Club.
    O primeiro ato do mais novo membro do Clube é direcionar-se ao centro da cidade, ir ao Alfaiate e comprar o seu Fino, elegante e pretensioso Terno que custa no mínimo de £ 3.500,00 (cerca de R$ 14.500,00) e proceder-se a um jantar em um restaurante elegante. Após terminarem o jantar, todos o mais novo membro tem por lei, que quebrar todo o restaurante, inclusive a canalização de água, eletricidade, quebrar os pratos, quebrar as mesas deixando assim um prejuízo de no mínimo £5.000,00 (R$ 22.000,00) e daí deixam £10.000,00 de gorjeta para reparar os danos causados. Detalhe: A gorjeta sempre será paga em DINHEIRO!
    Membros do Bullingdon


Sheldonian Theather
OXF__208

Uma linda edificação situada bem ao centro de Oxford (Broad Street, OX1 3AZ), foi construída entre 1664 à 1668 e projetada por Sir. Christopher Wren, sendo o seu segundo trabalho a pedido de Gilbert Sheldon (Arcebispo de Canterbury) .  Foi quando Dean Fell (vice-conselheiro da Universidade) tentou reviver um projeto proposto na década de 1630 pelo falecido Sir. William Laud (Arcebispo de Canterbury).Sheldonian Theatre As cabeças por cima das colunas são conhecidas como: As cabeças dos Imperadores. Porém ninguém sabe quem eles são, se eles realmente existiram e porque eles tem uma aparência tão esquisita, notando que cada um têm uma barba diferente da outra.
Os estudantes de Oxford adoram estas “cabeças”, pois os mesmos sempre que passam por ali em dias que beberam “umas” à mais depois de uma semana difícil de estudos e daí  pintam os lábios com giz Cor-de-Rosa, colocam alguns adornos, etc. Mas nada que viesse comprometer as “cabeças” permanentemente. Uma tradição entre os estudantes de Oxford.
O Teatro em si não é afiliado a nenhum dos colégios em particular. Pois toda e qualquer graduação é feita por lá.
Existe um “ritual” de graduação muito bizarro, onde 5 formandos entram juntos ao teatro e são recebidos por um dos “masters”. O mesmo fica em pé de frente aos formandos e estende seu braço direito com a mão aberta. Logo em seguida o Master  solicita a cada formando que segure um dedo de sua mão. Dai, o Master faz perguntas relacionadas a graduação. Em seguida os formandos caminham ao Chanceler que esta ao final do teatro sentando em sua cadeira bem adornada, em seu traje super estonteante e cada formando ajoelha-se em frente a ele. O Chanceler faz um discurso a cada um deles e os declaram formados e pronto!


The Bear Pub

Este Bar foi fundado em 1242 que faz com que o mesmo seja mais velho do que o mais velho colégio de Oxford.
Poster
O motivo que é chamado de Bear (Urso) é porque eles por certa vez tinham realmente um Urso lá dentro.
Naquela época, os estabelecimentos, tais como bar, gostavam de atrair seus clientes com algo bem incomum. (  O que hoje em dia fazem os comerciantes com WIFI para atrair sua clientela em bares e restaurantes.
Fazendo assim com que os outros bares e restaurantes atraíssem pessoas com animais do tipo: elefante, cobras, Girafas e até mesmo um tubarão.
Bear Pub
Celebridades como Bill Clinton ultimamente foi visto por lá tomando uma Pint (Copo grande de cerveja), para relembrar seus tempos de estudante na cidade. Sendo este o seu Pub favorito entre todos.
Beers and Ales

Uma enorme curiosidade do bar, veio a tona em torno de 1950 ficando famoso por sua decoração de parede. Quando o então proprietário do bar, era apaixonado por gravatas. Este senhor, assim que via algum cliente entrando com uma gravata que lhe agradasse, o mesmo sacava uma tesoura do bolso e direcionava-se até o seu cliente, cortava a ponta da gravata e etiquetava a mesma com o nome e data e colocava na sua coleção mantida nas paredes do bar e lhe recompensava com uma pint de cerveja. Atualmente as paredes do bar contam com mais de 4000 gravatas etiquetadas. Infelizmente isto não acontece mais!
Clientes tomando sua boa cerveja e as gravatas ao fundo

Clientes tomando sua boa cerveja e as gravatas ao fundo


Covered Market

É um mercado pequeno localizado bem ao centro da cidade, de um charme tamanho. Local ideal para dar aquela descansada básica. Atenção especial ao Ben’s Cookies ( O biscoito é maravilhoso!Market

 

Dentro do Mercado é como se fosse um mercado municipal no Brasil, misturado com uma galeria. A atmosfera é muito legal.
Charmosa Venda AçougueConfeitariaConfeitaria Tradicional

Estarei dando continuidade a matéria por estes dias. No entanto, aguardem mais informações, inclusive sobre as Faculdades e outros lindos monumentos.

0

 likes / One comment
Share this post:
  1. Leo Aguiar /

    Muito boa essa matéria. Parabéns.

comment this post


Click on form to scroll

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec