17
fev-2014

FOZ DO IGUAÇU

América do Sul   /  
Cataratas Brasileiras

Cataratas Brasileiras

Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguacu , uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e pela Usina Hidrelétrica de Itaípu a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Foz do Iguaçu é realmente uma  cidade pequena, que para mim não foi problema algum em andar a pé bastante. Nunca esquecendo de sempre estar atento, pois é uma cidade de fronteira e o perigo mora por todos os lados. Andar pela Avenida Brasil é muito legal, pois tem um comércio muito ativo e de ruas esparsas. A comida típica da cidade é o Pirá de Foz, porém o Dourado (peixe de escamas encontrado no Rio Paraná) Assado faz grande sucesso na gastronomia local. Anualmente, acontece o Concurso do Dourado Assado, atraindo milhares de pessoas.
As Cataratas do Iguaçu estão localizadas no trecho do Rio Iguaçu que faz fronteira entre Brasil e Argentina.  É certamente o que vai pensar qualquer turista que tenha visitado o Niágara e depois conheça as quedas do Rio Iguaçu. Maiores e duas vezes mais largas que o Niágara, as Cataratas do Iguaçu são únicas. E suas múltiplas belezas encantam até os mais insensíveis às belezas naturais. O Rio Iguaçu, que nasce na Serra do Mar, tem 1.320 quilômetros de extensão e divide o Paraná de Santa Catarina. Nos últimos 115 quilômetros, faz fronteira com a Argentina. As Cataratas se formam quedas 18 quilômetros antes do Iguaçu desaguar no Rio Paraná. Ali, um desnível do terreno forma quedas de 65 metros de altura, em média, que se estendem por 2.780 metros de largura. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia de 150 a 300 e a altura das quedas de 40 a 82 metros. As Cataratas do Iguaçu despejam cerca de 1,5 milhão de litros de água por segundo, em períodos normais. Mas esse volume varia de 500 mil litros, em épocas de estiagem, a 6,5 milhões de litros, nos períodos de cheias do Rio Iguaçu. As Cataratas têm 19 saltos principais, três deles no Brasil e os demais na Argentina, porém voltados para o observador que está no lado brasileiro. O salto que mais chama a atenção dos visitantes é a Garganta do Diabo, uma profunda fenda provocada pela erosão, por onde a parte principal das Cataratas se precipita lateralmente. A Garganta do Diabo tem quase 85 metros de altura e seu formato lembra uma ferradura. O Parque Nacional Iguazú, que abriga as Cataratas do lado argentino, foi criado em 1934, com área de 67.620 hectares. Em 1984, foi declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade.

1

 likes / 3 Comments
Share this post:
  1. Ronaldo Ferreira /

    Júnior. o seu blog é muito lindo!

  2. sandra /

    A BELEZA NÃO SE ACHA… SENTIMOS…

  3. DEO NASCIMENTO /

    IRAERSON FEZ UMA ÓTIMA ESCOLHA EM MOSTRA UMA DAS NOSSAS RIQUEZAS HÍDRICAS. É DESLUMBRANTE PENSAR NESSE PRESENTE, OFERECIDO PELO DEUS DA CRIAÇÃO, A NÓS, SIMPLES MORTIAS.

comment this post


Click on form to scroll

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec