Sabe um daqueles dias em que você começa a se sentir um “sofá” de sua casa? Pois é, eu hoje estava me sentindo assim. Daí logo me veio aquela enorme vontade de conhecer algo novo. Foi assim que me veio a Cidade de Cordisburgo no pensamento, que está bem próximo a Sete Lagoas (minha cidade natal), ficando apenas há 53KMs de distância e 86kms da Capital, Belo Horizonte.
Hoje com uma população de  aproximadamente 9.350 habitantes.  Mas conhecida como a cidade de João Guimarães Rosa, nosso então fantástico poeta e escritor.

Cordisburgo é certamente uma típica cidade de interior de Minas Gerais. Com seus “causos pitorescos” costumes tradicionalistas, poesia, arte e grandes belezas Naturais tais como; a Gruta de Maquiné.
Quando você chega na pequena cidade, já logo pode avistar a  linda e singela Capela  São José bem ao fundo da avenida principal. Sendo um local onde pode respirar um ar puro, avistando uma vasta area verde e com um jeito bem de interior.

capela

Capela São José

Já logo ao lado, esta a Praça Miguilim, onde se encontra o “Portal  Grande Sertão”, que foi feito por Leo Santana. Começou a idealiza-la em 2008, ano do centenário do Nascimento de João Guimarães Rosa. O portal é composto de bronze de Seis Vaqueiros, um cachorro e o próprio Guimarães Rosa. Léo Santana se preocupou muito em preservar a essência das obras de Guimarães, até mesmo no cachorro que sempre estava presente no sertão Mineiro.

Portal Grande Sertão

Portal Grande Sertão

Saindo do Portal e caminhando pela Rua Padre João na altura do número 744, você encontrará a casa de Nosso Saudoso; João Guimarães Rosa. Nascido em 27 de Junho de 1908, filho de Dona Francisca (Chiquitinha) e do Sr. Florduardo Pinto Rosa (Seu Fulô), caçador e contador de estórias.  Guimarães ( Joãozito) como era chamado, aos 7 anos já começou a aprender Francês sozinho. Viveu até os seus 9 anos de idade em Cordisburgo e logo se mudou para Belo Horizonte.

museu

Museu Guimarães Rosa

Tem também há 5Kms de Cordisburgo, a Gruta de Maquiné. Por onde se pode aproveitar para ver umas das mais belas grutas do planeta. A Gruta foi descoberta pelo Fazendeiro Joaquim Maria Maquiné em 1825 e foi explorada cientificamente pelo Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834. O Dr. permaneceu na gruta por dois anos, fazendo pesquisas e realizando seus estudos. Por ali ele achou restos humanos e de  animais fossilizados da época. Ele também achou esqueletos de Preguiças e aves com envergaduras de 3 metros.

entrada da gruta

Entrada da Gruta de Maquiné

Cordisburgo_356 Cordisburgo_370_1 Cordisburgo_372

Dicas:

Como chegar a Cordisburgo: Pela BR040 sentido a Brasilia, depois entre na MG231 (saída 448) com aproximadamente 22 KM da BR até Cordisburgo. Dentro da cidade, pode-se caminhar a todos os lugares, pois é tudo muito perto.
Para chegar a Gruta de Maquiné, deve apenas passar 5km de Cordisburgo em estrada também asfaltada.
Comer é muito barato por lá, experimentando a típica comida Mineira.
A cidade tem a Pousada das Flores, que fica na Rua São José 852 e também a Pousada Vital, que fica na Praça Coração de Jesus 140.
Cordisburgo, têm festas fantásticas para uma pequena cidade de interior, tanto quanto um lazer tranquilo e pacato. Recomendado a famílias e pessoas que buscam um contato a mais com a Natureza.

0

 likes / 4 Comments
Share this post:
  1. sandra /

    Simplesmente lindo!!! É a natureza dando seu espetáculo, assim a céu aberto Parabéns !!

  2. leonardo /

    aDOREI SITE jR.
    e ME DEU VONTADE DE CONHECER ESSA PACATA CIDADEZINHA, AINDA MAIS QUE ESTOU MUITO PRÓXIMO EM BH. COM CERTEZA JÁ PERCEBI QUE VOU PASSEAR POR AQUI DEPOIS QUE SURGIR ALGUMAS VONTADES DE VIAJAR…RS ABRAÇO PRA TCHURMA TODA

    • Junior /

      Olá Leonardo.. Prazer em ter você aqui no Site.
      Cordisburgo ainda é um destes locais onde você pode dormir de janelas abertas, sente o cheiro de mato, e conhece pessoas ricas em generosidade. Vale muito a pena conhecer.

  3. Rafael do prado cunha /

    Parabéns pela matéria, fotos, textos…..é sempre bom valorizar o que temos por perto, que por sinal é de uma grandeza espetacular

comment this post


Click on form to scroll

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec