06
set.-2014

EuVouAPe presente com seu mascote

Por apenas metade de um dia que passei em Copenhagen, a única coisa que me veio a cabeça era de ter que visitar o mais velho observatório  ainda funcional da Europa. A Torre Rundetaarn (A Torre redonda). Que por incrível que pareça, fica a 100 metros do Hotel onde ficamos através do meu trabalho.

O primeiro Rei da Dinamarca, Frederik II (Reinou a Dinamarca entre 1534-1588 ). Admirador do trabalho do nobre cavalheiro e astrônomo Tycho Brahe (criador do sistema soldar ” Tychonian”), ficou então muito impressionado com as importantes observações e resultados do astrólogo. Decidiu então costear  a edificação de dois conservatórios na ilha de Hven, que era situada entre a Suécia e a Dinamarca. Os dois observatórios foram construídos entre 1576-1580, chamados então de: Uraniborg e Stjerneborg.
Os mesmos eram os únicos observatórios da época, equipados com um laboratório para pesquisas astronômicas, tanto quanto, inúmeros instrumentos de medida precisas.
Com a morte do Rei, o principe Christian IV, passou a reinar a Dinamarca e a Noruega  entre 1588 a 1648.
Mostrando imenso interesse em astrônomia o Rei passou a visitar Tycho no Observatório de Uraniborg. Porém o Rei Christian não dividia os mesmos interesses que Tycho e sendo assim, eles se desentenderam de forma abrupta, que o Rei decidiu não mais costear os observatórios, odernanando que os mesmos fossem destruídos ao chão. Sendo assim Tycho mudou-se para Praga, onde veio a falecer em 1601.

A Torre Redonda (Rudentaarn)

SSA_5621

Entrada principal da Torre

SSA_5647

Lateral direita da Torre

SSA_5654

Esta torre foi construída no século XVII  (1642) pelo Rei Christian IV. Quando a Dinamarca era tão conhecida e famosa pelo fator astrológico, graças ao astrônomo Tycho Brahe. Quando T. Brahe  faleceu em 1601, o Rei quis então dar continuidade  aos seus interesses astronômicos e veio então a consultar seu astrólogo Christian Logomontanus. E por isto a Torre veio a ser edificada tornando-se o  local mais certo para isto.
Já se faz um bom tempo desde que os cientistas deixaram a Torre, portanto astrônomos amadores continuam ainda a utilizar o local como forte local de pesquisas. O Observatório em si é circulado por uma grade bem ao topo da torre. Onde se tem uma vista magnífica da cidade antiga de Copenhagen.

Para chegar até lá, você tem que caminhar por uma rampa espiral de 268,5 metros (se for pela parede de fora da torre e 85,5 metros se for proximo ao eixo central da torre. (não esquecendo que a subida é mais curta próxima ao eixo, mas muito mais severa). No entanto, andam-se 209 metros para chegar ao observatório, que são apenas 36 metros de altura.

SSA_5548

Escadaria que leva ao Observatório

SSA_5591

Mascote do EuVouAPe descansando um pouco

 

A Torre por dentro
SSA_5550

Este caminho também, lhe levará a uma biblioteca, que uma certa época foi a casa da enciclopédia da Universidade. O Famoso escritor Dinamarquês  H.C. Andersen costumava visitar a biblioteca, onde encontrava inspirações ao seu trabalho.
Atualmente este espaço foi cedido a um local para exibições de arte, cultura, história e Ciência.

Antiga Biblioteca SSA_5524 SSA_5526

O novo piso 

A mais recente atração da Torre, é o piso de vidro que fica há 25 de altura do piso térreo. O vidro têm 50mm de espessura e suporta até 900kg por metro quadrado. Fica bem no centro da torre onde qualquer um pode visualizar o espiral pela parte interna.
Eu mesmo não tive coragem de pisar! (risos)

Piso de Vidro da Torre redonda

Piso de Vidro da Torre redonda

informações utéis

Valor da admissão:
Adulto R$ 10,00
Criança  R$   5,00

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

comment this post


Click on form to scroll

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec