14
set.-2014

A Casa De Julieta e seu Túmulo.

Duas casas, iguais as duas em nobreza,
Na bela Verona, onde pomos a nossa cena,
De velhos rancores tiram nova aspereza,
Em que sangue civil mãos civis gangrena.
Nascido das vísceras fatais dos inimigos
Um par que o céu marcou tira a própria vida,
E com suas desventurosas penas e perigos,
Mais a morte, findamos pais a velha lida.
O terrível cometa do seu amor fadado,
E a continuada fúria de todos os parentes,
Que, vivos os filhos, jamais teria acabado,
É o tem adestras duas horas comoventes.

São com estas palavras que o Coro, no prólogo Romeu e Julieta de William Shakespeare, introduz os dolorosos acontecimentos em volta destes dois apaixonados.

Estátua de Julieta

Estátua de Julieta

Uma Linda história de amor universal, um motivo literário que atravessa os séculos e vários países do mundo e que alcançou com a tragédia Romeu e Julieta de William Shakespeare e seu expoente máximo, infinitas versões teatrais e cinematográficas sempre reinventadas, uma imensa iconografia artística: são estes alguns dos temas que estão por trás da Casa-Museu de Julieta. Um local onde você pode passar horas admirando a arte explicita de vários artistas da época, tanto quanto as paredes antigas, estátuas, etc.
A Casa de Julieta que exibe na sua fachada de tijolo e sobre a lareira da sala principal um brasão com um chapéu, que remete para a família dos Dal Capello. ( que era um conjunto de casas-torres medievais, profundamente transformadas ao longo do tempo). A casa foi transformada em museu na década de trinta do século XX, por intuição de Antonio Avena.

Varanda da Casa de Julieta

Varanda da Casa de Julieta

O Túmulo de Julieta, que fica no convento franciscano de San Francesco al Corso (capuchinos), situado fora das muralhas da cidade, dando corpo físico a um romântico itinerário no mundo da poesia e dos sentimentos. Local capaz de conjugar a dimensão eterna na arte com a vivência pessoal de todos aqueles que transpõem a entrada da residência da heroína literária. Eu e meu compassa Elieser Fernandes, passamos umas 3 horas lá dentro do complexo. O ex-convento preserva mesmo os túmulos dos frades onde se pode ver os símbolos expressos na parede.

Entrada do Antigo Convento e sarcófago de Julieta

Entrada do Antigo Convento e sarcófago de Julieta

Aquele que é considerado o sepulcro de Julieta é um sarcófago de mármore vermelho , que fica no antigo Convento de São Francisco Al Corso,(datado de cerca de 1230e hoje é propriedade da câmara). Este complexo compreendia da Igreja de São Francisco e o convento dos Frades a partir do fim do século XIII.
Acreditam-se que este sarcófago fica no muro do convento e foi retirado pelas autoridades ecléticas da época em 1548. Por medo de que o sarcófago se transformasse em bebedouro devido ao maus olhos dos outros por venerar algo que possivelmente seria lendário.

Túmulo de Julieta

Túmulo de Julieta

O Busto Do Poeta William Shakespeare, que fica no lado externo aos muros do convento, foi deslocado para baixo do pórtico ao lado da entrada por onde se acede a zona subterrânea .

Busto de William Shakespeare, Poeta Inglês.

Busto de William Shakespeare, Poeta Inglês.

Túmulo de Julieta: Horário de Funcionamento, das 08:30 as 19:30 de terça a Domingo e  as Segundas Feiras, de 13:30 as 19:30.
Valor: €7,50 adulto, €5,50 Estudante
Endereço: Via Del Pontiere, 35, Verona

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

1

 likes / 3 Comments
Share this post:
  1. Romeu e Julieta, Verona - Itália /

    […] A Casa De Julieta e seu Túmulo. […]

  2. Rafael do prado cunha /

    Mais uma matéria fascinante. Parabéns

    • Junior /

      Muito obrigado. Devagar vamos caminhando

comment this post


Click on form to scroll

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec