Gigantesca Bandeira da Jordânia

Gigantesca Bandeira da Jordânia

Uma território dividido entre as terras Áridas dos sul e as terras férteis do Norte. Cis Jordânia é um país central do Oriente Médio, que facilita o caminho entre Asia, Africa e Europa. É uma terra de varias civilizações.
Eu tive a felicidade de estar aqui por várias vezes, conhecendo a cidade de Amman (Amã), o Mar Morto e Petra. Devo confessar que adoro estar em Amman, por sua riqueza em tradicionalismo. Pois ao caminhar pelas ruas eu consigo voltar ao tempo (as vezes que nunca vivi), e ver como eles estão muito mais proximo do passado e de que muitas coisas por lá preservaram, tais como: Ver os alfaiates nas vielas do centro da cidade, lojas de tecido, vendedores de caldo de cana, comércios de cereais, café e comidas típicas.  Gosto de ver o cotidiano das pessoas, de escutar o barulho dos carros, suas buzinas e um trânsito tão enlouquecido,  escutar o som que  ecoa dos mosques sagrados.

Templo De Hercules

Templo De Hercules

Eu vou começar este documentário, mostrando “Citadel” que é a colina mais alta de Amman (Jebel A’Qalal – 850 mts acima do nível do mar). A Cidade de Amman em si foi construída em Sete Colinas  que também demarcam seus bairros. Sendo que o primeiro círculo fica no centro da cidade. Citadel, constitui de 1700 mts de paredões que foram reconstruídos por várias vezes durante a Era do Bronze e Ferro, também conhecidos como período  dos Bizantinos, dos Romanos e Umayyads (A Primeira grande dinastia Muçulmana, também conhecidos como: Omayyad e as vezes referido como Império Árabe). São varias coisas que podem ser vista de lá, porem as mais interessantes são: O Palácio de Umayyad, O Templo de Hércules e O AnfiTeatro.

Templo De Hercules em Citadel

Templo De Hercules em Citadel

Os dois pilares são do Período Romano do Templo de Hércules. O Templo foi construído durante o Reinando de Marcus Aurelio, onde as partes remanescentes são a do Podium e as Colunas. Não resisti a tentação de ver tudo isto a noite e ficar por lá um pouco meditando. Realmente foi válido demais, pois eu visitei a Citadel bem pela manhã e depois retornei as 17:00. Já estava entardecendo e pude ver o pôr do Sol de lá… Vale a pena demais!!!!!

Templo de Hercules

Templo de Hercules

As mais impressionantes series de edificações constituem no Palácio Umayyad, que fica logo atrás do Museu Arqueológico, sendo a parte Islâmica da Citadel. O Palácio foi um dia casa do Governador de Amman , mas que futuramente foi totalmente destruído por um terrível terremoto e nunca mais foi reconstruído.

Gateway
Eu realmente gostei muito de ver como eram as comunidades da época, vendo a forma como elas viviam e principalmente a infra-estrutura criada.

Souk

Souk

Aqui ficava o Souk (Bazar – Mercado), onde as pessoas negociavam suas mercadorias, comidas, tecidos, etc.

Senhora Muçulmana

Senhora Muçulmana

Achei muito interessante ver o Souk (Bazar em Árabe), que fica bem ao lado da entrada principal do Mosque.
É importante observar que ao fundo do Mosque, você terá uma vista estonteante do Norte de Amman e principalmente do marco da gigantesca bandeira.

Vista Linda do Norte de Amã

Vista Linda do Norte de Amã

Para chegar a este lindo local (caso não queira ir a pé), você pode pagar 1,00 JD ( R$ 4,00) numa corrida de taxi e apreciar uma das mais belas vistas da cidade de Amman. A admissão de Citadel, custa 3JD, por pessoa.

Pose para foto

Pose para foto

Onde ficava o Mosque

Onde ficava o Mosque

Depois deste lindo passeio a Citadel, você pode simplesmente caminhar pelas vielas descendo a ladeira, que te levarão ao Anfiteatro de Amman (por volta de 10 minutos de caminha). O Anfiteatro é um local que além de bonito, histórico é também um local para ficar um tempo meditando, escutando e observando as pessoas e mesmo a vida acontecendo. A Admissão do anfiteatro custa apenas 1JD.

Anfiteatro, vista de Citadel

Anfiteatro, vista de Citadel

Eu no Anfiteatro

Eu no Anfiteatro

Quando você estiver pronto para continuar o seu turismo, dê uma passadinha no Museu das coisas tradicionais do local. Que fica exatamente dentro do Anfiteatro e é gratuito.

Artefatos dos tempos Umayyad

Artefatos dos tempos Umayyad

Costumes Tradicionais

Entrada do Museu

Entrada do Museu

Uniforme de um Soldado

Uniforme de um Soldado

Saindo do Museu, eu decidi comer algo tradicional. E para isto, nada melhor do que estar no centro da cidade. Acompanhe a próxima matéria sobre o centro da cidade de Amman

0

 likes / One comment
Share this post:
  1. FabiO gaucho /

    BeautifUl pics

comment this post


Click on form to scroll

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec